Bio

Cantor e violonista, Cláudio Campos tem sua trajetória voltada para a música popular brasileira.

Com mais de 25 anos de atuação artística, se apresentou em diversos Estados do Brasil e em países como Portugal, Espanha e Chile. Tem se dedicado à carreira solo, atualmente lançando seu novo álbum, “Influência de Jackson”, com participações de grandes músicos, como Guinga, Nailor “Proveta”, Zé Pitoco, Junior Kaboclo e Duo Ello (Carlos Stasi e Luiz Guello).

Cláudio é um dos maiores especialistas na obra e na trajetória do intérprete e compositor Jackson do Pandeiro (1919 – 1982), o “Rei do Ritmo”, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, que foi foco de sua pesquisa de doutorado, estudado em perspectiva com sua influência sobre artistas como Gilberto Gil, Lenine, João Bosco, Gal Costa, Alceu Valença, Chico Buarque e Guinga, entre outros.

Desde muito cedo, Cláudio viu-se fascinado pela Música, tendo seus primeiros contatos com o violão aos 4 anos de idade. A partir dos 8 anos, passou a estudar o instrumento com o professor Roberto Aloe, com quem começou a desenvolver repertório voltado para a música brasileira, enveredando pelo choro e a bossa nova, além da obra de importantes violonistas como Dilermando Reis, Garoto, Baden Powell e Raphael Rabello. Adentrou os universos do jazz e da música erudita, estudando guitarra elétrica e violão na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Universidade Livre de Música “Tom Jobim”, com Olmir Stocker “Alemão”, Mozart Mello, Ulisses Rocha, Marcelo Gomes e Edson Guidetti, entre outros, e foi aluno de arranjo e orquestração dos Maestros Cyro Pereira e Roberto Sion.

Tem realizado shows e palestras em unidades da rede SESC-SP, apresentando repertório voltado para a música brasileira, com especial inspiração na musicalidade de Jackson do Pandeiro, misturando sonoridades e ritmos de diversos gêneros como samba, baião, coco, forró, choro, frevo, ijexá, marcha carnavalesca e pagode caipira.

Participou de duas edições da “Entoada Nordestina”, promovidas pela Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul (SP), com os shows “Centenário de Jackson do Pandeiro – Viva o Rei do Ritmo!” (2019) e “Influência de Jackson – Na Pisada do Rei do Ritmo” (2020). Apresentou o espetáculo “De bambas e brasas” (2021), na programação do projeto “Todos Pela Cultura”, promovendo um encontro entre as sonoridades do Nordeste e do Sudeste do Brasil, interpretando novos arranjos para as músicas de Adoniran Barbosa (1912 – 1982) e de Jackson do Pandeiro.

Desde 2001, atua como diretor educacional e professor da Oficina do Som – Escola de Música, espaço que fundou em São Caetano do Sul (SP) tendo como princípio uma formação artística e cultural baseada no diálogo entre professores e alunos, com sólidas referências no universo acadêmico e na cultura popular.

Cláudio Campos é Doutor em Música pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA/UNESP) e Mestre em Artes (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Graduado em Música (Bacharelado em Instrumento – Guitarra Elétrica) pela Faculdade de Artes Alcântara Machado.

Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal, no Departamento de Comunicações e Artes (UA/DeCA). Apresentou conferências em Espanha, na Universitat Autònoma de Barcelona e no Real Conservatório Superior de Música de Madrid.

É pesquisador dos grupos CNPq “Percussão, Música e Cultura: Teoria e Prática” (IA/UNESP) e “Música étnica e popular (Brasil/América Latina)”, e também do “Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança” (INET-md), da Universidade de Aveiro/Portugal.

Foi professor e orientador na Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP), nos cursos de bacharelado e de licenciatura em Música.

Clique para ver o CV Plataforma Lattes: 

CV Lattes

Fale comigo!

Será um prazer conversar com você!

Mensagem enviada!

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Você também pode nos contatar através de redes sociais. Os links estão logo abaixo.