Novo Álbum!
"Influência de Jackson"
(Pré-lançamento!)
O novo álbum de Cláudio Campos é uma homenagem ao grande intérprete e compositor Jackson do Pandeiro, o "Rei do Ritmo".
Participações especiais de Guinga, Nailor "Proveta", Zé Pitoco, Carlos Stasi, Luiz Guello e Junior Kaboclo!
A produção musical é de André Magalhães.
“Influência de Jackson” é o título do novo álbum do cantor e violonista Cláudio Campos. O disco homenageia um dos maiores artistas da música popular brasileira: Jackson do Pandeiro!
Com muito suingue e arranjos inusitados, Cláudio Campos traz novas sonoridades para clássicos como "Chiclete com Banana", "Sebastiana" e "O Canto da Ema", além de interpretar canções compostas em homenagem a Jackson, como "Jack Soul Brasileiro", de Lenine, e a música que dá nome ao disco, "Influência de Jackson", de Guinga e Aldir Blanc.
A tradição e o contemporâneo da MPB se encontram nas faixas do álbum. Cláudio mistura o samba e o forró, o ijexá e o baião, o coco e o pagode de viola. Põe o clarinete para cruzar choro e bebop, o berimbau e o violão se fundindo em samba e capoeira, a viola caipira e os pífanos costurando melodias com o baixo elétrico e o pandeiro. E tudo isso dialogando com sua voz, buscando o ritmo leve e ligeiro, na escola jacksoniana.
O disco foi concebido a partir das canções e das histórias recolhidas por Cláudio Campos durante seu doutorado em música, que teve como foco a obra e a vida de Jackson do Pandeiro, além de seu legado na MPB. Conhecido como o "Rei do Ritmo", Jackson é considerado referência fundamental por intérpretes e compositores consagrados, como Lenine, Gilberto Gil, João Bosco, Gal Costa, Alceu Valença, Chico Buarque, entre muitos outros.
Após vários shows apresentados em diversos Estados do Brasil, além de países como Portugal, Espanha e Chile, o álbum surgiu como consequência do amadurecimento da interpretação vocal e instrumental de Cláudio Campos, inspirada no estilo de Jackson e dos bambas da música brasileira, mas que chega neste trabalho com balanço e personalidade próprios.
Cláudio conta que uma das maiores alegrias em produzir este disco foi o encontro com importantes músicos que gentilmente aceitaram se juntar ao projeto, como o próprio Guinga, mestre da música brasileira, que participa tocando violão em sua composição, "Influência de Jackson"; Nailor "Proveta", clarinetista, saxofonista, maestro e compositor, líder da Banda Mantiqueira; Junior Kaboclo, músico da conhecida Banda de Pífanos de Caruaru, compositor e pesquisador da cultura popular; o "Duo Ello", composto por Carlos Stasi e Luiz Guello, que une referências da música erudita contemporânea e da música popular; e, Zé Pitoco, percussionista incrível, que além de tocar zabumba e tantos outros instrumentos com um suingue sensacional em várias músicas do álbum , trouxe a bagagem de décadas de experiência na música, inclusive tocando com o próprio Jackson do Pandeiro.
Os músicos que participam das gravações são todos grandes amigos e parceiros de palco e de pesquisas. São eles: André Soratti (contrabaixo), Fernando Miranda (percussão), Gustavo Surian (percussão e bateria), Vinicius Barros (percussão), Dani Zulu e Majó (coro).
A produção musical, incluindo mixagem e masterização, foi feita pelo premiado músico e produtor André Magalhães.
A gravação do álbum teve o apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da SECULT/SCS.
Clique no botão abaixo para ouvir!
Participações Especiais
Guinga
Violão em "Influência de Jackson", composição sua em parceria com Aldir Blanc
Nailor "Proveta"
Clarinete em "Chiclete com Banana" e "Um a Um / Bola de pé em pé / 1 x 0"
Zé Pitoco
Zabumba, triângulo e surdo em "Sebastiana", "O Canto da Ema", "Boa Noite", "Jack Soul Brasileiro", "Influência de Jackson" e "Capoeira mata um / Berimbau"
Carlos Stasi
Reco-reco em "Um a Um / Bola de pé em pé / 1 x 0" e "O Canto da Ema"
Luiz Guello
Pandeiro em "Um a Um / Bola de pé em pé / 1 x 0"
Junior Kaboclo
Pifes em "Influência de Jackson"
Produção Musical
André Magalhães
Músicos
Vinicius Barros
Percussão
Gustavo Surian
Percussão e Bateria
Fernando Miranda
Percussão
André Soratti
Contrabaixo
Dani Zulu
Coro
Majó Sesan
Coro
Time no Estúdio Da Pá Virada (SP)
Gravações